Em uma empresa, muitos são os gastos envolvidos para que tudo funcione da melhor maneira e possa entregar ou comercializar o seu produto ou serviço. Estes gastos podem ser classificados como custos e despesas. Agora falaremos um pouco sobre os custos
Temos 4 tipos de custos na contabilidade, são eles:
Diretos: Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização e entrega do bem ou do serviço. Ainda, podemos afirmar que o custo direto é aquele que é incluído diretamente no cálculo do valor do produto oferecido.
Indiretos: Já os custos indiretos não estão, necessariamente, conectados ao propósito final da empresa. Nem por isso, são menos importantes para que a empresa funcione. É o caso dos serviços de água, energia elétrica, internet, limpeza, segurança, entre outros. Também são conhecidos como custos comuns e podem ser fixos ou variáveis.
Fixos: A definição de custos fixos tem a ver com a frequência com que eles aparecem – no caso, ocorrem mensalmente. De forma genérica, são os custos e despesas necessários para a manutenção de um nível mínimo de atividade operacional e, por essa razão, são também conhecidos como custos de capacidade. O aluguel de uma fábrica é um exemplo de um custo fixo, pois o valor do aluguel não aumenta quando seu volume de atividades aumenta. Por essa razão o aluguel é um custo fixo.
Variáveis: Os custos variáveis, por outro lado, são aqueles que sofrem alterações em curto prazo. A própria matéria-prima é um exemplo, já que a quantidade adquirida muda de acordo com a produção proposta e as vendas realizadas.
Mas como podemos classificar os custos?
Classificados como custos variáveis: os custos e despesas cujo valor varia em função do volume de atividades (produção, vendas etc.) da empresa. A variabilidade de um custo apresenta uma relação com um denominador específico. É conveniente ressaltar a diferença entre o custo variável e o custo direto. O custo somente é variável quando ele acompanha proporcionalmente a variação da atividade na qual ele é relacionado.
Classificados como custos fixos: valores que tendem a ser contínuos, ou seja, que serão cobrados todos os meses independente da produção – salários.
Classificado como custos diretos: é aquele custo que pode ser mensurado com relação a uma determinada atividade ou com um determinado produto ou outra entidade de custo. Por exemplo, a mão de obra contratada para determinado volume de operações é fixa em relação àquele volume, mas direta em relação àquele produto, pois podemos mensurar o trabalho destinado a cada unidade do produto.
Classificado como custos Indiretos: os valores precisam de uma forma arbitrária para serem mensurados nos produtos e serviços prestados, como por exemplo a manutenção da fábrica, que incide indiretamente sobre todos os produtos.
Custos e despesas: entenda quais são as diferenças entre os dois.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio. As despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio. De modo geral, são menos relevantes que os custos, porém importantes para o funcionamento de uma empresa. Exemplos de despesas: contas de telefone, salários do setor administrativo, comissões de vendedores, etc.
Os custos já foram definidos e classificados acima, agora falaremos das despesas:
As despesas podem ser classificadas como fixas ou variável.
Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo.
Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.
No momento de relacionar os custos e despesas dentro de um planejamento contábil e financeiro, a empresa deve ter o cuidado na condução, segmentação e distribuição dos custos e despesas em toda a sua linha de produção e prestação de serviços. Somente desta forma, a sua gestão terá melhores resultados e uma compliance de custos e despesas.
Seguem os links abaixo para maiores esclarecimentos:
https://celero.com.br/blog/o-que-e-custo/
https://www.onze.com.br/blog/tipos-de-custos/
https://blog.keruak.com.br/tipos-de-custos/
https://blog.portaleducacao.com.br/classificacao-de-custos-e-contabilidade/
https://www.comececomopedireito.com.br/blog/custo-x-despesa-voce-sabe-como-classificalos/