Laudo de Avaliação Patrimonial

A avaliação patrimonial é a ação que visa mensurar os valores atualizados de todos os bens que a empresa possui, sejam eles tangíveis ou intangíveis. Nessa prática é aferido o valor total do patrimônio imobilizado de uma empresa, a partir da compilação de todos os registros econômicos.

Mas por que a sua empresa precisa de um Laudo de Avaliação Patrimonial e qual a sua importância?

Porque um laudo de avaliação patrimonial deve ser feito por uma empresa para estabelecer o valor real do seu patrimônio imobilizado e como ele deve ser constituído contabilmente, permitindo assim também estabelecer outros critérios, como:

  • Conhecer o valor das ações;
  • Saber a equivalência patrimonial nas demonstrações contábeis;
  • Conceder uma real constituição de garantias bancárias;
  • Implantar um valor concreto para franquias;
  • Garantir processos de financiamentos;
  • Demonstrar valores reais em processos de fusão, aquisição e cisão; etc.
  • No laudo de avaliação patrimonial é que devem ser estabelecidos os valores dos ativos da empresa, fornecendo informações úteis para a correta análise de tendências de custos, seja para reposição de investimentos, seja para atualizar valores de depreciação, compondo a compensação patrimonial necessária para apresentar a realidade empresarial no momento.

O laudo é um documento elaborado por especialistas que registram as informações técnicas do bem (ou bens) que está avaliando.  Nesse sentido, vale registrar que pode ser emitido por técnicos de avaliação, arquitetos ou engenheiros, determinando o valor de mercado atual do item.

É importante frisar que as especificações de quem pode emitir se deve as previsões da ABNT, na norma  NBR 14.653 e, ainda, ao que determina a Lei 5.194 de 1966.

Para garantir que as informações recolhidas pelo especialista sejam úteis para nortear as ações da empresa, todo laudo deve apresentar os seguintes dados:

  1. Valor e custos do bem
  2. Frutos gerados pela posse
  3. Direitos
  4. Viabilidade econômica
  5. Finalidade

O laudo tem três etapas principais que são, em geral, seguidas por todos os profissionais durante a realização:

  1. Custo de reprodução/substituição: parâmetro para considerar quais serão as ações da empresa considerando a vida útil do bem.
  2. Designação do valor justo: é o momento de pontuar o valor de mercado do bem, estimando preços atualizados.
  3. Definição do valor residual: estima o quanto a empresa irá valer no mercado quando a vida útil dos seus bens chegar ao fim, levando também em conta as taxas de depreciação.

Por se tratar de um trabalho complexo e que conta com operações multidisciplinares, é importante que um laudo de avaliação patrimonial seja realizado por uma empresa especializada que tenha em seu time engenheiros, contadores, técnicos com experiência do setor empresarial e economistas experientes.

Segue os links abaixo, para maiores esclarecimentos:

https://www.sispro.com.br/laudo-de-avaliacao-patrimonial/#:~:text=O%20laudo%20%C3%A9%20um%20documento,de%20mercado%20atual%20do%20item.

https://investidorsardinha.r7.com/aprender/avaliacao-patrimonial/

https://www.suno.com.br/artigos/avaliacao-patrimonial/

https://pdfcoffee.com/nbr-14653-5-maquinas-eqptos-instalaoes-bens-industriais-geral-pdf-free.html

https://bittarpericias.com.br/2022/11/23/nbr-14653/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site
Entrar em contato
1
Entre em contato!
Olá!
Se tiver dúvidas, mande-nos uma mensagem.