Controladoria: o que é, quais tipos existem e qual é a função?

Empresas que mantêm uma Controladoria eficiente têm menos chances de sofrer grandes perdas ou mesmo de comprometer sua sobrevivência e falir. E nem é preciso se apoiar em estudos para esse tipo de afirmação: basta analisar os impactos da ação de uma eficiente controladoria nos resultados de créditos fiscais, por exemplo ou do orçamento liberado para que cada setor saiba o quanto e como pode gastar o dinheiro da empresa. A essa prática também pode ser dado o nome de “planejamento” de forma a simplificar as ações.

Na pesquisa feita pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) sobre as Causa Mortis de empresas em seus primeiros 5 anos de vida, a falta de planejamento reaparece como principal causa do fechamento de portas. Na pesquisa foi identificado que as empresas não planejam o valor de lucro pretendido ou o valor de vendas necessárias.

Agora que você sabe que a Controladoria é importante para a sua empresa, vamos explicar um pouco sobre quais os tipos são os mais comuns e qual a função de cada uma.

Vamos falar apenas de dois tipos de Controladorias, a Contábil e a Administrativa.

A Controladoria é considerada um segmento de administração ou de contabilidade, e pode ser dividida em Controladoria Contábil, que pode abranger a Controladoria Fiscal e a financeira, e em Controladoria Administrativa. Na prática as duas Controladorias ficam sob o comando de um gestor, geralmente chamado de Controller ou Controlador e que estuda para ter a formação e o conhecimento necessário para a aplicação da ferramenta de Controladoria.

A Controladoria Contábil também pode abranger as áreas fiscais e financeiras e desempenha papel importante na tomada de decisão pelos gestores da empresa, pois dedica-se ao controle de áreas estratégicas da empresa. Na área fiscal a Controladoria pode implantar a rastreabilidade de todos os possíveis créditos fiscais de forma a mitigar perdas por erros, equívocos e esquecimentos cometidos pelos fornecedores, assim como pode definir a tipificação correta do enquadramento fiscal dos serviços prestados e dos produtos comercializados a fim de minimizar perdas por erros de enquadramentos fiscais. Na área financeira a controladoria pode implantar processos de orçamentos qualificados por setor, adaptando e alinhando com o objetivo central da empresa. 

Já a Controladoria Administrativa possui um perfil mais plural em relação a empresa e suas áreas. É uma de suas funções preservar o bom funcionamento do negócio e administrar a relação das diversas áreas entre si, considerando o orçamento empresarial e os objetivos da empresa. É destinada a Controladoria Administrativa, portanto, a função de coleta de informações de cada área (como valores de faturamentos das vendas e prestações de serviços, gastos com custos e despesas, investimentos, entre outros) para a criação do planejamento orçamentário. Tudo isso deve ser feito após a coleta de dados de cada setor e necessidade para auxiliar na montagem do projeto de controladoria. A Controladoria Administrativa é responsável pelo fornecimento das informações estratégicas e financeiras para a diretoria aplicar na tomada de ações e decisões. 

As funções de uma Controladoria podem ser:

Apoio no planejamento estratégico

Organizar ações e metodologias a longo prazo para alcançar metas e objetivos da organização. No planejamento estratégico a Controladoria tem o propósito de fornecer informações referente a todas as áreas da empresa e organização como um todo, com o objetivo de auxiliar nas tomadas de decisões e ações.

Auxílio no planejamento operacional

O planejamento operacional é onde as coisas acontecem de fato. Além disso, quando falamos de planejamento operacional, estamos tratando da execução do que foi proposto anteriormente. Nesse contexto, a Controladoria tem o dever de verificar o cumprimento das decisões estratégicas, verificando fatores como expectativa de receita/faturamento, custos, despesas e investimentos obtidos. A Controladoria, nesta etapa, é responsável pelo Planejamento orçamentário da empresa. Neste momento, o desenvolvimento do fluxo de cada processo com os respectivos detalhamentos de cada operação e seus impactos pode ser vital para o funcionamento de uma boa Controladoria. A definição de um bom fluxo de processo deve considerar o que cada área precisa para alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa a longo prazo.

Controle organizacional

Este controle ocorre no decorrer da Execução do Planejamento Estratégico, mais especificamente na etapa operacional. O objetivo do controle organizacional é administrar e criar padrões de análise e acompanhamento das ações tomadas dentro da organização e que auxiliam o monitoramento da eficácia. A controladoria precisa responder perguntas como: O desempenho da empresa está conforme o esperado? As ações estratégicas estão sendo executadas? Os resultados realizados estão condizentes com o planejado?

Controle contábil e de custos

Cabe a Controladoria coletar informações contábeis sobre o negócio e registrá-las. Em relação aos custos e despesas a Controladoria deve desenvolver e manter mapeamento e rastreabilidade com muito rigor, pois será este controle que poderá auxiliar na definição de questões estratégicas. É papel da Controladoria assegurar o controle de custos por área para acompanhar eventual desalinhamento em relação ao desempenho esperado. 

Outras funções da Controladoria poderá ser:

  • Implantar parâmetros de controle de qualidade e monitoramento;
  • realizar o acompanhamento dos resultados e identificar possíveis desvios;
  • Realizar simulação de cenários.

Controladoria e viagens corporativas: qual a relação?

Tratando-se de viagens e despesas corporativas, é correto afirmar que a controladoria apresenta papel fundamental em ambas as gestões. Isso porque é o controlador que, muitas vezes administra as despesas e o reembolso, por meio de relatórios.

Geralmente a Controladoria também se torna responsável pelas demandas com a devida fluidez. Em empresas que trabalham com viagens corporativas e ainda fazem a gestão por processo manual, é comum que o Controlador realize a tarefa de receber cupons, notas e comprovantes de despesas e gastos com o objetivo de conferir dados e faturas.

A Controladoria é uma forma de garantia de que a empresa está no caminho certo para alcançar seus objetivos e resultados com eficiência e bom desempenho em todas as áreas da empresa, administrativa e economicamente. Um trabalho bem-feito da Controladoria é percebido quando cada área da empresa consegue unificar critérios de controle e melhoria da qualidade.

Para obtenção de conhecimentos complementares sobre Controladoria, o leitor pode consultar os seguintes links:

https://fia.com.br/blog/controladoria/#:~:text=A%20controladoria%20tem%20um%20papel,a%20revelar%20desvios%20de%20dinheiro.

https://www.treasy.com.br/blog/controladoria-nas-empresas/

https://endeavor.org.br/financas/controladoria/?gclid=CjwKCAiAjPyfBhBMEiwAB2CCItMM12BCJ-i-xlcYa3hyDL-9MXDNESfRFgg0B34rMB10A38e_bcoKxoCWpgQAvD_BwE

https://useargo.com/o-que-e-controladoria-e-qual-o-seu-papel-na-gestao-de-despesas/?gclid=CjwKCAiAjPyfBhBMEiwAB2CCIj_Pz6Ri4T_IzLL3mx3IEK7tXu-l0fu3tJ-4d9XZKDOJGsL2nkm9YBoCAFUQAvD_BwE

https://querobolsa.com.br/carreiras-e-profissoes/controller

https://www.suno.com.br/artigos/controller/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site
Entrar em contato
1
Entre em contato!
Olá!
Se tiver dúvidas, mande-nos uma mensagem.